Nintendinho
Carinhosamente chamado por nós brasileiros de Nintendinho, ele é o berço das franquias que tantos amamos, como The Legend of Zelda, Metroid e Super Mario Bros, e o responsável por ressuscitar dos indústria dos video games da crise de 1983, causada pela saturação de jogos na segunda geração, e a ascensão dos PCs. Esse foi um evento sério, ocorrido nos Estados Unidos, que causou a falência de diversas empresas que fabricavam consoles e produziam jogos, também causou desconfiança nos varejistas e minguou o consumo e o interesse pelos produtos do setor. No Japão, esse evento ficou conhecido como “Atari chock” (choque Atari). Apesar de não afetar o mercado japonês, esse fato repercutiu e causou mudanças na indústria.
O domínio no mercado de console doméstico passou dos Estados Unidos para o Japão, que recebeu 3 novos consoles em 1983, anunciando a terceira geração. A Nintendo foi impulsionada pelo sucesso de seus jogos lançados em arcades, lançando o Family Computer, Famicom em 15 de julho de 1983. O primeiro ano do console foi conturbado, com recalls e interrupção na produção, por conta de erros de programação. No ano de 1984, com os problemas solucionados, o console voltou a ser comercializado e se tornou um sucesso absoluto, encorajando a Nintendo a lançar seu produto no mercado ocidental.
Para isso, várias estratégias foram adotadas. O Console foi resenhado, assumindo um formato mais sério, para não parecer um brinquedo, e sim um sistema de entretenimento. O console vinha em conjunto com o R.O.B, um robozinho para vender a idéia de um produto educacional, na tentativa de afastar a idéia de video game. Em 18 de outubro de 1985 o NES foi disponibilizado em 50.000 unidades apenas em Nova York, para um teste de aceitação. Rapidamente essa remessa se esgotou, fazendo a Nintendo lançar o console no resto do país em 1986, e consequentemente na Europa.
O NES trouxe várias inovações, presentes em seu controle com direcional de cruz e seus acessórios, e foi um enorme sucesso no mundo, vendendo milhões de unidades. Mario Bros estava bombando nos arcades, lançado em 1983. Uma sequência veio em 1985, para o Famicom e o NES. Super Mario Bros é considerado revolucionário, o jogo que criou o gênero de plataforma side-scrolling, e já vinha com o console quando a Nintendo passou a comercializar o NES em todo os Estados Unidos, o que ajudou, e muito, a vender o console.
No Brasil, o grande destaque é para os inúmeros clones fabricados, devido a Política Nacional de Informática, até a Playtronic fabricar o console na Zona Franca de Manaus em 1993. Dynavision, Phantom System e Top Game estão entre os clones mais famosos, que traziam a vantagem de serem mais baratos, rodarem jogos americanos e japoneses, e receberem assistência por parte dos fabricantes.
Lançamento
NES:
15 de julho de 1983, Japão.
18 de outubro de 1985, Estados Unidos.
1 de setembro de 1986, Europa.
NES Classic Edition:
10 de novembro 2016, Japão.
11 de novembro 2016, Estados Unidos / Europa.
Comentários