Final Fantasy VII: O grande feito dos RPGs
Final Fantasy 7 é um jogo de RPG lançado originalmente em 1997 para o primeiro PlayStation. Seu lançamento trouxe grandes mudanças não só para a série à qual ele faz parte, mas também para todo o cenário de desenvolvimento de games. A produtora Square era grande parceira da Nintendo, produzindo e lançando diversos games de sucesso para o Nintendo 8 bits e o Super Nintendo. Os jogos anteriores da franquia de Final Fantasy foram todos lançados para os consoles da Nintendo.
Fotos do acervo da coleção.
Final Fantasy 7 começou a ser planejado em 1994, e a ser desenvolvido no final de 1995. Nessa época, a tecnologia dos gráficos em 3D estava despontando nos consoles, por essa razão os produtores decidiram que o jogo precisava ser feito em 3D. A produção do jogo envolveu diversos nomes, entre produtores, diretores, roteiristas, músicos, desenhistas, e um alto orçamento na casa de dezenas de dólares foi usado, algo inédito nos video games. Um pequeno vídeo de demonstração foi produzido, utilizando o SGI Onyx, sistema utilizado nos kits de desenvolvimento do Nintendo 64. O vídeo apresentava personagens de Final Fantasy VI lutando em tempo real, totalmente em 3D.
A medida que o desenvolvimento evoluía, viu-se a necessidade de armazenar grande quantidade de dados. A decisão da Nintendo em utilizar os cartuchos no Nintendo 64 afastou a possibilidade de o jogo ser lançado para esse console, nem mesmo o Nintendo 64DD poderia comportar o jogo de forma viável. Em janeiro de 1996 foi anunciado que o jogo sairia exclusivamente para o PlayStation, por este utilizar o CD rom como mídia. O jogo foi finalizado nesse mesmo ano e lançado em janeiro de 1997 no Japão e em setembro na América do Norte. Uma grande campanha de marketing foi realizada para promover o jogo. O resultado foi milhões de cópias vendidas e um grande sucesso de crítica, vencendo diversos prêmios da indústria.
Fotos retiradas da internet.
O jogo usou 3 discos para todo seu conteúdo, que tinha cenas em computação gráfica, recurso mostrado logo na cena de abertura do jogo, cenários pré renderizados, música orquestrada e centenas de horas de gameplay. O enredo, a narrativa e os personagens inesquecíveis é outro destaque. Tudo isso foi muito inovador à época, ajudando a popularizar os RPGs japoneses no ocidente. Os jogos que vieram depois de Final Fantasy 7 seguiram usando os mesmos recursos das CGIs, alguns em 3D outros em 2D, com vários discos e tentando trazer uma jogabilidade única.
Final Fantasy 7, após fazer sucesso no PS1, foi lançado para outras plataformas, recebendo algumas melhorias em relação a problemas técnicos na versão original. Na E3 2005, um vídeo foi exibido para mostrar os recursos gráficos do PlayStation 3. Esse vídeo é uma demo feita pela equipe de desenvolvedores de Final Fantasy XIII, e é um remake da abertura de Final Fantasy VII. Essa demo fez os fãs de FF7 criarem uma expectativa de que um remake do jogo poderia ser feito para o PS3. A Square Enix desmentiu essa possibilidade. Até que em 2015, em uma conferência da Sony, a produção do remake foi oficialmente anunciado. O lançamento está confirmado para março de 2020.
Ficha Técnica:
Desenvolvedora: Square.
Publicadora: PlayStation (JP) Square, Sony Computer Entertainment (World Wide), Eidos Interactive (Windows).
Diretor: Yoshinori Kitase.
Produtor: Hironobu Sakaguchi.
Programador: Ken Narita.
Artistas: Yusuke Naora, Tetsuya Nomura.
Escritores: Kazushige Nojima, Yoshinori Kitase.
Compositor: Nobuo Uematsu.
Plataforma: PlayStation, Windows, iOS, PlayStation 4, Android, Nintendo Switch, Xbox One.
Genero: Role-playing.
Modo: Single-player.
Lançamento: 31 de janeiro de 1997 (Japão), 7 de setembro de 1997 (América do Norte).
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Final_Fantasy_VII
https://en.wikipedia.org/wiki/Final_Fantasy_VII
https://finalfantasy.fandom.com/wiki/Final_Fantasy_VII_technical_demo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Final_Fantasy_VII_Remake
Comentários