Sega Saturn

O Sega Saturn foi lançado pela Sega em 1994 no Japão e em 1995 na América do Norte e Europa. Projetado para ser o sucessor do Sega Genesis/Mega Drive, o Saturn foi criado para competir com o Sony PlayStation e o Nintendo 64. O console destacou-se por sua arquitetura avançada de hardware, com foco em jogos em 2D e 3D. Entretanto, sua complexa estrutura interna, que incluía dois processadores principais e oito processadores auxiliares, dificultou o desenvolvimento de jogos, o que impactou negativamente seu desempenho comercial.

Informações Técnicas

  • Processador Principal: Dois processadores Hitachi SH-2 de 32 bits a 28,6 MHz
  • Memória RAM: 2 MB
  • Memória de Vídeo: 1,54 MB
  • Resolução: 320×224 até 704×480
  • Som: Chip Yamaha FH1 DSP com 32 canais
  • Mídia: CD-ROM
  • Armazenamento: Memória interna de 512 KB e suporte para cartuchos de expansão
  • Conectividade: Porta de comunicação para rede local (através de acessórios opcionais)

Informações Gerais

  • Nomes do console: Sega Saturn
  • Data de lançamento: 22 de novembro de 1994 (Japão), 11 de maio de 1995 (EUA), 8 de julho de 1995 (Europa), 1995 (Brasil)
  • Preço original: US$ 399 (EUA); R$ 999 (Brasil, preço oficial na época)
  • País de origem: Japão
  • Fabricante: Sega (representada no Brasil pela Tec Toy)
  • Mídia principal: CD-ROM
  • Unidades vendidas: Aproximadamente 9,26 milhões de unidades
  • Sucessor: Sega Dreamcast
  • Antecessor: Sega Genesis/Mega Drive
  • Retrocompatibilidade: Não possui retrocompatibilidade

Acessórios e Controles Especiais

  • Controle padrão: Controle de 6 botões com ergonomia aprimorada em relação ao Sega Genesis
  • 3D Control Pad: Desenvolvido para jogos em 3D, como Nights into Dreams.
  • Cartuchos de expansão: Para aumento de memória RAM, necessários em alguns jogos, especialmente jogos de luta em 2D.
  • Modem NetLink: Acessório opcional que permitia jogos online e navegação na internet.
  • Stunner Light Gun: Pistola óptica para jogos de tiro, como Virtua Cop.
  • Arcade Racer Controller: Volante projetado para jogos de corrida, como Daytona USA.

Impacto e Legado

Apesar de não ter alcançado o sucesso comercial esperado, o Sega Saturn possui um legado significativo. Ele foi pioneiro em jogos com gráficos poligonais em 3D e serviu de plataforma para clássicos como Panzer Dragoon Saga, Virtua Fighter 2 e Sega Rally Championship. Seu insucesso comercial, em grande parte devido à sua arquitetura complexa e à concorrência com o PlayStation, acabou contribuindo para o lançamento precoce do Sega Dreamcast.

Curiosidades

  • O lançamento antecipado do Saturn nos Estados Unidos pegou muitas desenvolvedoras de surpresa, prejudicando a linha inicial de jogos.
  • Nights into Dreams foi um dos primeiros jogos a usar o 3D Control Pad, influenciando o design de controles analógicos futuros.
  • Embora não tenha sido lançado oficialmente na China, clones do Saturn foram vendidos no mercado chinês.