1998 – 2006
A sexta geração de consoles de videogames, também conhecida como era dos 128 bits, marcou um período de transição e inovação tecnológica na indústria dos jogos eletrônicos. Essa geração teve início em 1998 com o lançamento do Sega Dreamcast no Japão, seguido pelo PlayStation 2 da Sony em 2000, o Nintendo GameCube em 2001 e o Xbox da Microsoft no mesmo ano. Foi uma era caracterizada pela introdução de gráficos em 3D mais realistas, uso de mídia óptica (como DVD), conectividade online e um foco maior em experiências multimídia.
Essa geração ficou marcada pela entrada da Microsoft no mercado de consoles, desafiando as empresas estabelecidas com o lançamento do Xbox. O PlayStation 2, por sua vez, tornou-se o console mais vendido da história, enquanto o Dreamcast, apesar de inovador, não teve sucesso comercial e marcou a saída da Sega do mercado de hardware. O Nintendo GameCube se destacou por seu foco em jogos de alta qualidade e franquias exclusivas.
Informações Gerais
- Período: 1998–2006
- Consoles Principais: Sega Dreamcast, Sony PlayStation 2, Nintendo GameCube, Microsoft Xbox
- Mídia: GD-ROM, DVD, miniDVD
- Principais Avanços: Gráficos em 3D avançados, suporte a jogos online, reprodução de mídias digitais, discos rígidos internos e retrocompatibilidad
A sexta geração de consoles foi essencial para estabelecer as bases do mercado moderno de videogames. O PlayStation 2 consolidou a Sony como líder da indústria e estabeleceu novos padrões para retrocompatibilidade e funcionalidade multimídia. O Xbox introduziu o conceito robusto de jogo online em consoles, que se tornaria um elemento essencial nas gerações seguintes.
O Dreamcast, embora comercialmente fracassado, foi pioneiro em diversas tecnologias e práticas, como o jogo online e o uso de periféricos inovadores. O Nintendo GameCube reforçou a posição da Nintendo como uma empresa centrada em jogos de alta qualidade, apesar de não ter liderado em vendas.
Essa geração também viu o surgimento de franquias que se tornaram ícones da indústria, como Halo, Devil May Cry, Metroid Prime e Kingdom Hearts, além de aprofundar a narrativa e o design de jogos em geral.